AutoNetOps

Cover Image for >>>print ("Hello Network Design")

>>>print ("Hello Network Design")

·

3 min read

Bem-vindos ao nosso primeiro post de uma série abrangente que explorará em detalhes o que é Design de Redes. Nesta série, vamos mergulhar nos fundamentos essenciais do design de redes, discutindo os princípios básicos que sustentam a criação e a manutenção de redes eficazes. Além disso, vamos examinar os inúmeros benefícios que um design de rede bem estruturado pode trazer para uma organização, como maior eficiência, segurança aprimorada e escalabilidade. Também abordaremos os desafios comuns enfrentados durante o processo de design de redes, oferecendo insights sobre como superar obstáculos para atender às diversas necessidades de negócios. Fique conosco enquanto desvendamos este tópico complexo e fascinante.

💡
Os tópicos apresentados a seguir são apenas tópicos de fundação! Se você não possui conhecimento ou experiência prévia não deixe de ler esse post até o fim 😊

O que é Design de redes?

O Design de Redes é muito mais do que conectar dispositivos: É uma prática estratégica que alinha tecnologia aos objetivos empresariais. Ao considerar os fundamentos, preocupações e desafios descritos, é possível criar uma infraestrutura robusta, flexível e segura que se adapte às mudanças no ambiente de negócios e tecnológico. O sucesso depende de balancear simplicidade, custo e segurança, enquanto se antecipa às necessidades futuras e às ameaças emergentes.

Os dois tipos mais comuns de abordagem para analisar e desenvolver um novo design de redes são:

Abordagem Top-Down

A abordagem de design top-down simplifica o processo de design ao dividir as tarefas em partes menores, tornando o escopo do projeto mais simples e permitindo que ele seja realizado de maneira mais controlada. Isso, em última análise, ajuda os engenheiros de redes a avaliar as soluções de design sob uma perspectiva de negócios.

Abordagem Bottom-Up

A abordagem bottom-up concentra-se inicialmente na seleção de tecnologias de redes e modelos de design. Essa abordagem tem como consequência alta probabilidade de erros no design, devido ao fato de não estar sendo avaliado nessa etapa os requisitos do negócio mais sim tecnologias e design de redes já prontos.

Figure1 - Different approaches

💡
Para alcançar o sucesso estratégico e os resultados esperados pelo negócio com design de redes, precisamos entender os Fundamentos, Princípios e Técnicas de Design de Redes.

Você pode ver na figura abaixo uma visão simplificada de como esses elementos do design de redes estão conectados:

Figure 2 - Network elements interactions

Em nosso próximo post, vamos explorar em profundidade os fundamentos de design de redes. Vamos discutir os princípios básicos que sustentam o design de redes eficazes. Abordaremos como o mindset, requisitos, design use cases, constraints, “por quê?” e o negócio são elementos cruciais os quais network designers devem entender e saber como utilizar.

Espero vocês lá! 😊

;